Você que possui ou administra um supermercado, um varejo ou comércios similares, sabe muito bem que há produtos pelos quais a procura dos clientes é maior e produtos que raramente têm saída. Isso é normal no mercado. Há produtos de que as pessoas têm mais necessidade, logo, a demanda por eles será maior. E a recíproca é verdadeira. Se não se trata de um produto essencial, ou se a necessidade dele é menor, a procura consequentemente também o será.
Contudo, sabemos que o melhor é quando as vendas aumentam, não é mesmo? Tanto dos produtos mais procurados, como daqueles que saem menos; afinal, você pagou por eles, realizou um investimento, e espera um retorno. Se essa situação se tornar muito acentuada em seu negócio, você pode vir a ter problemas.
Esse artigo é pra você que quer aumentar as suas vendas de um jeito rápido, prático, econômico e inteligente.
O que são combos de produtos?
Você já ouviu falar em combos? Não há mistério. Um combo de produtos é uma associação de itens que, juntos, passarão a constituir um único produto. É uma forma de associar produtos muito vendidos com aqueles pouco procurados. Por meio do combo de produtos, você monta um kit de mercadorias para vender conjuntamente e atribui-lhes um desconto, de modo que seja vantajoso ao cliente comprar o combo, e não só um dos produtos isoladamente.
“Mas dando desconto, perderei lucro!” – você pode objetar. Veja bem: o seu ganho não se resume aos lucros em curto prazo. O que você perde no lucro de um produto, em virtude do desconto, você recupera a médio prazo no faturamento total. Afinal, serão vários produtos vendidos por meio do combo; mercadorias que, sem ele, passariam despercebidas por seus clientes.
Por que utilizar essa estratégia?
Como já dissemos, há produtos que dificilmente são vendidos, enquanto outros saem a todo tempo. O combo de produtos é uma forma de alavancar a venda daquelas mercadorias menos buscadas em seu comércio. No mundo de hoje, é preciso mais do que ter bons produtos, bom atendimento, boa localização etc., ser bem-sucedido requer estratégia! Enxergue o seu comércio sempre buscando entender o que você pode fazer para melhorar seu rendimento. Convenhamos: quanto melhor você vender, maior será sua renda.
Não caia na ilusão de pensar que basta deixar os produtos no estoque para eles serem vendidos. Podem até ser, mas não com a celeridade e o rendimento de que você precisa. Estratégia nas vendas é fundamental. Quanto mais você analisa suas mercadorias e trabalha em cima desses resultados, mais chances tem de fazer os melhores negócios.
Você deve entender que quanto mais seus produtos ficam parados, mais vulnerável você pode estar às consequências do mercado. Imagine se seu concorrente faz uma promoção melhor que a sua. Você pode vir a perder um número considerável de clientes, dependendo dos produtos que eles vão buscar com o outro fornecedor. E você sabe como funciona: seu cliente, quando vai à loja, não compra só o produto x que está precisando, mas também o y, o z etc.; caso haja uma promoção atraente, então, sem dúvida ele fará aquela compra.
Qual a vantagem de se vender em combos?
Sabemos que no comércio há variáveis que precisam ser levadas em conta em relação às vendas. Não se trata simplesmente de vender; é preciso fazê-lo com perspicácia e inteligência. Um produto parado não gera lucro. Muitas vezes será mais vantajoso montar um kit com produtos-chave, aplicando um percentual de desconto, do que deixar o produto estocado.
A venda em combos pode significar uma forma bastante segura de te proteger das intempéries do mercado. A concorrência não perdoa, e você sabe disso. Perder clientes é perder vendas; perder vendas é deixar seu produto estagnado, ou seja, deixar de lucrar.
Outra vantagem importante é a possibilidade de vender bem um produto que você ainda não tem costume de vender. Se seu cliente não sabe da existência de um produto x, ele não procurará por ele. Mas você pode inseri-lo em um combo, juntamente com um produto de alta procura, de modo que ele acabe sendo vendido se a promoção for interessante, pegando carona com outros produtos.
Como vender usando combos?
Basicamente, o primeiro passo será analisar seu desempenho de venda. O que vende mais? O que vende menos? Em posse desses dados, é o momento de montar os combos. Você selecionará um produto principal, bem como os produtos secundários que farão parte do combo. O produto principal deverá ser um daqueles mais vendidos, justamente para promover uma atração pelo seu combo. Agora devemos escolher os subprodutos para a formação do combo. Para tanto, verifique aqueles itens de pouca rotatividade, pouco vendidos, e que se relacionem com o produto principal; queremos aumentar a visibilidade desses produtos e deixá-los mais atraentes. Pode ser um, dois, três, não importa; você definirá a configuração do seu combo. Feito isso, é hora de vender!
Para fazer esse trabalho com eficiência e qualidade é que recomendamos o uso de um sistema ERP: Enterprise Resource Planning, ou, em português, Sistema de Gestão Empresarial. Hoje é indispensável possuir um sistema que gerencie suas vendas, suas mercadorias, suas finanças etc. Um bom sistema ajudará seu negócio a crescer, e o mais importante: com organização e controle.
Os combos no sistema Concretize
Imagine ter que realizar esse trabalho manualmente. Somar valores, cadastrar códigos novos, descontos etc. Haja tempo e paciência, não? Pois bem, investindo em nosso software, você já terá um sistema que facilitará e muito a montagem, o cadastro e a venda de combos. Nosso sistema oferece a você essa vantagem. Resumidamente, basta inserir o código do produto principal e dos subprodutos, definir a porcentagem do desconto, e pronto: temos um novo produto. O sistema Concretize possibilita a você otimizar o seu tempo. Time is money – é assim que se diz, não é?
Quero o sistema Concretize na minha empresa
Muito bem. Agora que você entendeu em linhas gerais como funciona a venda em combos, suas vantagens e facilidades, é hora de dar esse passo em direção ao crescimento do seu comércio. Venha para a Concretize. Temos sempre o sistema de gestão adequado para a sua empresa.
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