Em um mundo cada vez mais digital, os sistemas de computadores tornam-se ainda mais necessários, e a questão é: Sua empresa está preparada para os desafios do mundo digital? Uma dica importante que te damos é: prepare-se com o necessário! E o que você precisa? Primeiramente de conhecimento e em segundo lugar das ferramentas necessárias!

Nesse artigo vamos te explicar o necessário sobre sistemas empresarias, os famosos “ERP’s” e te apresentar alguns conceitos importantes sobre essas importantes ferramentas de gestão empresarial.

Índice

O que é um ERP?

Um ERP (do inglês “Enterprise Resource Planning”, que quer dizer “Planejamento de Recursos da Empresa”), é um serviço de software que foi criado com o fim de facilitar a organização e o registro de informações de uma determinada empresa. Com as melhorias oferecida por esse sistema, os gestores e donos de empresas têm a possibilidade de tomar decisões mais precisas para seu negócio, já que todos os dados necessários para isso são detalhadamente computados no sistema. Além disso, o ERP faz com que a empresa funcione de maneira mais sincronizada, já que o sistema integra diferentes departamentos e tem a capacidade de automatizar atividades imprescindíveis que, se feitas manualmente, levariam muito tempo, como acontecia antigamente. (Link para o artigo com a história do ERP).

A importância da tecnologia

Independentemente do tamanho da sua empresa, ela conta com uma série de departamentos, sendo que cada uma dessas áreas gera uma grande quantidade de informações. Até alguns anos atrás, lidar com esse fluxo de dados era um desafio enorme. Eram necessários enormes investimentos em tecnologia para se manter sistemas de gestão de difícil compreensão e que muitas vezes não valiam seu custo… Felizmente, essa realidade mudou com o advento das novas tecnologias e computação em nuvem, assim surgiram novos conceitos de ERP, sistemas de gestão completos e que não demandam grandes investimentos, facilitando assim a entrada das pequenas empresas na era digital e tornando acessível um sistema ERP barato e de boa qualidade.
Mas qual seriam as vantagens que esse ERP retornaria para o empreendedor? A seguir, listaremos 5 das principais vantagens que você pode obter ao implantar esse sistema ao seu negócio:

5 vantagens que um ERP eficiente traz

1- Maior transparência

Um ERP possibilita acesso total a todos os processos importantes para os seus negócios. Dessa forma, tornando os dados de todos os departamentos facilmente acessíveis à alta administração. Ao saber exatamente onde você está em relação aos níveis de estoque, por exemplo, pode-se controlar seu capital de giro em um nível mais preciso. Com isso, sua gestão se torna muito mais eficiente e transparente. Além disso, a disponibilidade de todas as informações da sua empresa em um local centralizado permite maior colaboração. Essa maior transparência possibilita fluxos de trabalho mais coerentes e organizados entre si, e além disso, permite que processos interdepartamentais sejam facilmente rastreados com a máxima eficiência e velocidade.

2- Melhor eficiência

Juntamente com custos reduzidos de TI e treinamento, um ERP pode reduzir o tempo e o esforço exigidos pela sua força de trabalho para realizar suas atividades diárias. Corretamente implementado, um ERP consegue minimizar ou eliminar processos manuais repetitivos, liberando assim os membros da equipe para se concentrarem em outras tarefas. O sistema também pode auxiliar na adoção e aplicação de melhores práticas do setor, alinhando todas as ações em toda a empresa.

3- Atendimento ao cliente

Uma das prioridades com as quais uma empresa deve se preocupar é com a aquisição e retenção de clientes. Nesse sentido, um sistema ERP centraliza as informações sobre os clientes e permite que as equipes de vendas e de marketing, por exemplo, tracem estratégias de relacionamento mais eficazes. Por meio do acompanhamento de ponta a ponta e da percepção oferecida por um ERP, você pode fornecer uma melhor interação com o seu público, desde o marketing direcionado até o atendimento e finalização da compra.

4- Melhoria na gestão de estoque

Para empresas que lidam com a movimentação de estoque físico e produção, um sistema ERP reforça o gerenciamento da cadeia de suprimentos de várias maneiras: Essa melhoria resulta em prazos de entrega menores, entregas mais pontuais e muitos outros benefícios que melhoram a operação geral e o sucesso de seus negócios.
Por meio de uma plataforma de ERP bem projetada, sua cadeia de suprimentos pode se tornar mais responsiva por meio de uma melhor previsão de demanda, gerenciamento de estoque, aquisições e muito mais!

5- Segurança

A segurança é um dos pilares dos sistemas de ERP. É comum a função de permissões para o ERP, isso dá ao empresário a possibilidade de escolher diferentes permissões para cada funcionário, selecionando o que cada usuário pode ter acesso e mudar essas permissões a qualquer momento que desejar. Para que isso possa acontecer, toda a comunicação deve ocorrer somente entre a empresa e o software, sem a possibilidade de troca de informações com terceiros. Automatizando sua empresa, o diretor não precisa se preocupar com a vulnerabilidade de seus dados e da privacidade da sua empresa, uma vez que os sistemas usam as mesmas diretrizes extremamente rígidas para garantir completa privacidade e sigilo.

Quais são os principais módulos de um ERP?

Administrativo

A transparência provinda da implementação do ERP, além da centralização de operações, melhora consideravelmente o fluxo de trabalho. Isso acontece graças à unificação do banco de dados e à automação de processos administrativos. Com pagamentos, pedidos e cadastros sendo feitos de maneira automática, parte do processo gerencial é adiantado. Somado a isso, a reunião de dados em um único local evita o desperdício de tempo e facilita comparações e análises.

Vendas

Apostar na qualidade de atendimento que a sua empresa presta aos clientes é de fundamental importância para os fidelizar e, assim, vender mais. E para garantir isso é preciso investir em canais para ter uma comunicação estreita com os clientes atuais e com consumidores em potencial para o seu produto ou serviço. Um ERP faz tudo isso e ainda aproxima a sua equipe dos consumidores, permitindo assim que os clientes acessem a plataforma para esclarecer dúvidas, solicitar informações e acompanhar os seus pedidos.

Estoque

Acompanhar as movimentações do setor de estoque é mais uma importante medida que administradores de sucesso realizam. Afinal, sabendo quais produtos ou serviços possuem mais saída você também conhece melhor o seu público alvo e assim pode criar ações que aumente as suas vendas.
Para atender essa demanda, o ERP não só registra os produtos que são adquiridos para serem comercializado e os itens vendidos como gera relatórios atualizados com o inventário do seu estoque. Com isso, você não corre o risco de perder vendas por falta de mercadorias.

Indústria

Uma das principais vantagens do sistema ERP é a qualidade e o volume de dados gerados no processo produtivo. O que auxilia na maior inteligência industrial somada à previsibilidade das demandas. Afinal, com esses dados disponíveis, os gestores podem mapear as demandas, reduzir erros, ajustar níveis de produção conforme a sazonalidade, entre outras funções. (link)

O que é o Cefas ERP?

Para a melhor gestão da sua empresa, o Cefas ERP é a opção mais lógica, pois conta com todos as qualidades para deixar a sua empresa como top do mercado! Esse software passa sempre por novas atualizações para poder suprir todas as suas necessidades! Conta com inúmeras vantagens e possui inúmeras implantações e vem concretizando os sonhos de empreendedores por todo o Brasil!

Como implantar um ERP

A implantação de sistema ERP começa com a escolha do software adequado para o ramo de atividade do negócio e com as funcionalidades que ajudarão a potencializar os objetivos da empresa, assim como reduzir os gargalos existentes em qualquer gestão.

Planejamento

O planejamento pode ser executado por meio de métodos, como o SMART (Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time based), em que são especificadas as metas de implantação de sistema ERP: se são mensuráveis e a maneira em que serão atingidos os resultados, se são relevantes e terão tempo hábil para a correta adequação organizacional.

Investimento

O mais importante é verificar se a empresa dispõe de recursos para investimento, tanto na aquisição do sistema quanto no processo de implantação e manutenção do mesmo. Para isso, observe se há recursos e infraestrutura para a implantação do software: computadores, acessórios de TI, rede, acesso à Internet, ferramentas operacionais, entre outros, e, posteriormente, liste tudo o que será necessário adquirir.

Adaptação organizacional

Talvez essa seja a fase mais difícil para a implantação de sistema ERP, pois está relacionada e limitada às habilidades individuais e à capacidade de aprendizado do indivíduo. Logo, é necessário promover não só um treinamento contínuo, por meio de cursos e capacitação, no sentido de melhorar a prática no uso do sistema, como também uma mudança comportamental dos envolvidos, para que o lançamento de dados corresponda às expectativas e seja um comprometimento global no uso da tecnologia.

Monitoramento

Como qualquer outra estratégia, a implementação de sistema ERP exige monitoramento, para que sejam sanados gargalos operacionais e potencializados os resultados positivos, além de garantir maior segurança à tomada de decisão.

Bibliografia e referências:

ERPFlex

Siteware

Foccoerp

Ótimo Gestor

Ótimo Gestor

Tecnospeed

Gestão click

Totvs

Ramo