Nós, da Concretize, viemos hoje apresentar uma solução para deixar o transporte de mercadorias da sua empresa muito mais seguro e automático: A entrada de CT-e automático via XML. Mas calma! Vamos explicar detalhe por detalhe, e você vai perceber a riqueza do que estamos te apresentando.
Existem inúmeras exigências fiscais para a comercialização de produtos no Brasil, inclusive para o transporte, e elas podem ser bem burocráticas e complexas. Por isso, é preciso buscar maneiras de cumprir todas as obrigações fiscais, e de automatizá-las o quanto possível.
O ramo de transporte se atualiza frequentemente. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, inúmeras mudanças relacionadas à parte fiscal ocorreram, e os documentos são todos eletrônicos. O documento responsável pelo transporte de mercadorias é o CT-e.
O que é CT-e automático via XML
CT-e é a abreviação de “Conhecimento de Transporte Eletrônico”. Trata-se de um documento fiscal que existe apenas digitalmente, e tem validade jurídica por ser assinado digitalmente. Ele documenta a prestação de serviço de transporte comunicando ao Fisco essa operação.
É extremamente importante que sua empresa tenha ciência dessa operação e trabalhe com ela, se você realiza transporte de mercadorias. A não prestação de contas desse documento para o Fisco pode acarretar em uma série de problemas fiscais! Mas fique calmo. Se você possui uma distribuidora/transportadora e não conhece essa operação, entre em nosso site e solicite contato de um de nossos consultores e estaremos prontos para te atender e orientar sobre isso.
Outro problema comum relacionado ao CT-e, é a inconsistência de dados gerados por falha humana. Muitas empresas possuem sistemas de automação comercial, porém, no ato da entrada de informações, inserem dados errados. Isto pois, o fornecedor envia a nota fiscal, contendo os dados da compra, e esta precisa ser inserida dentro do sistema. Neste momento, se não se tem uma forma automática para a operação, além de gastar muito tempo, pode-se gerar uma série de erros e problemas causados por uma falta de atenção do operador no ato da entrada.
Uma forma de tornar este processo mais fluído e automático, é através da entrada do arquivo do XML da nota fiscal.
Mas, o que é XML?
XML é a sigla de um termo em inglês: “eXtensible Markup Language”. Dispensando traduções, trata-se simplesmente de formato de documento que possibilita armazenar uma série de informações de forma hierárquica e organizada. Este formato, é frequentemente usado para documentos de caráter fiscal, como é o caso da NF-e, a nota fiscal eletrônica. Ou seja, hoje em dia, toda nota fiscal pode possuir uma versão no formato XML, o que a torna mais “entendível” para outro computador.
O mesmo ocorre com a CT-e, que através de uma solução em software, possibilita entrar no sistema de forma automática via XML. Parece complicado, não é? Mas acredite, é simples! Este é o diferencial da entrada automática via XML: muito mais simplicidade para sua vida. Resumidamente: Ao invés de precisar digitar uma série de informações manualmente no programa de computador, você simplesmente colocar um “arquivinho” no sistema, e pronto! Toda sua operação fiscal estar documentada, registrada e pronta para as demais operações da sua empresa. Fácil não é?
Quem precisa de CT-e automático via XML?
Para ser bem simples e direto: Se você transporta mercadoria pelo meio de transporte rodoviário (isto é, caminhões, carros, motos), e não é MEI (Microempreendedor individual) você é obrigado a emitir a CT-e.
O documento da CT-e possui validade em todo o território nacional e é apresentado na fiscalização ocorrida no transporte dos produtos. E, independentemente do modal de transporte (rodoviário, dutoviário, aéreo, ferroviário, aquaviário) ele ainda assim é uma exigência.
Por que sua empresa precisa do CT-e?
O CT-e, em um primeiro momento, parece ser uma daquelas burocracias que somente existem para dar dor de cabeça… Mas, não é bem assim: Ele facilita o cotidiano das transportadoras e do Fisco. Pois, as obrigações fiscais é algo que não tem como fugir em uma sociedade, portanto, deve-se então buscar realizá-las de forma rápida e prática.
A emissão de CT-e de maneira digital evita erros de impressão, economia de papel, redução de tempo, agilidade na auditoria, otimização dos processos administrativos e muito mais. A automatização via XML torna esses benefícios ainda mais amplos, trazendo agilidade e melhorias no processo.
Como e onde funciona o CT-e automático via XML?
Para se realizar uma entrada automática de CT-e é preciso entender que não é qualquer sistema que o realize. É preciso haver um software com essa funcionalidade implementada, testada e validada para funcionar da maneira correta.
O sistema da Concretize possui essa funcionalidade para facilitar a vida dos nossos clientes. Por meio dele, o usuário do sistema pode inserir o arquivo XML dos produtos, dando entrada nos produtos, sem precisar digitar nada, já contando como uma “conta a pagar” para o setor financeiro, movimentando todas as informações pertinentes a esse transporte.
Muito mais facilidade e praticidade para a vida do gestor!
Quando é necessário realizar a operação do CT-e?
Esta operação é realizada na entrada de produtos. Quando se compra itens de um fornecedor, além da mercadoria em si, ele envia também uma série de documentos eletrônicos referentes àquela aquisição. Um destes é o XML da Nota. Uma vez que se dá a entrada destas informações, pode-se computador os dados referentes àquela aquisição.
Quanto custa realizar o CT-e automático via XML?
Esta funcionalidade tem trazido inúmeros benefícios para vários dos clientes da Concretize. Temos orgulho de dispor dessa funcionalidade em nosso sistema. Se você tem interesse em saber mais sobre essa solução, converse com um de nossos consultores comerciais, e eles entenderão o seu projeto e passarão um orçamento adequado para sua empresa.
Concretize Sistemas: Você pode confiar!
A Concretize, a mais de 19 anos no mercado de sistemas ERP, atua em mais de 14 estados do Brasil trazendo inovação e tecnologia para empresas dos mais variados segmentos, como distribuidoras, atacadistas, supermercados e varejos em geral.
Além da funcionalidade de entrada de CT-e automático via XML, possuímos um software muito robusto com mais de 660 funcionalidade, prontas para agregar valor para seu negócio.
Se você se interessou pela nossa solução, e quiser conversar sobre sua empresa, solicite contato de um de nossos consultores.
Mande-nos uma mensagem no chat, ou clique no botão de contato em nosso site e nós te ligamos!
Se preferir fale com a gente pelo WhatsApp em:
62 9 9226-5785
Concretize Sistemas, concretizando o sucesso!