Pensando em você que planeja montar uma empresa de eletrodomésticos, ou já possui um negócio nesse ramo, mas quer saber mais sobre o segmento, nós da Concretize Sistemas, elaboramos uma série de dicas e preceitos que você não pode deixar de seguir para abrir ou manter um negócio no ramo de eletrodomésticos!
Plano de negócios
O primeiro passo para se iniciar qualquer empresa é a realização de um plano de negócios. Nesta fase, o empreendedor precisa ter uma visão mais fria e calculista de seu empreendimento e acalmar um poucos os ânimos. Meter a “carroça na frente dos bois” não ajudará em nada seu negócio. É preciso sentar e planejar o máximo possível suas metas, visões, custos etc.
Para essa fase de planejamento existe uma série de recursos e soluções viáveis. Uma opção extremamente saudável para seu negócio, é se beneficiar da ajuda de órgãos como o Sebrae, ou alguma associação/sindicato do segmento que se deseja atuar, com o objetivo de receber formações diversas sobre seu negócio. Aprendendo com a experiência de outros e executando as melhores práticas do mercado, seu negócio poderá evoluir mais rápido, não precisando “reinventar a roda”.
Pesquisa de mercado
Uma das fases iniciais do planejamento é o estudo de seus concorrentes, similares ou outras empresas que possam servir como referências de ideias. Caso queira se aprofundar sobre isso, investigue mais sobre o chamado “benchmarking”.
Mas de forma sucinta, uma pesquisa de mercado trata-se da ação de levantar dados relacionados a seu empreendimento. Busque compreender questões como: Quem são seus maiores concorrentes diretos, como anda o mercado de eletrodomésticos na sua cidade ou região de atuação. Além disso, planeje qual seria a melhor região de atuação, escolhendo uma boa localização para seu estabelecimento. Não se esqueça de averiguar os gastos necessários para se atuar nessa região, como o valor do aluguel do espaço, custos com a manutenção da infraestrutura etc.
Planejamento
Alguns elementos clássicos da administração devem ser observados por você na hora de montar seu negócio de eletrodomésticos, como: Planejamento financeiro, incluindo seus custos fixos e variáveis, análise da situação legal do seu negócio. Não se esqueça de definir fornecedores, tamanho da equipe e divisão de atribuições. Além disso, fique bem atento ao seu plano de marketing.
Outro ponto de extrema importância, mas que muitas empresas deixam para um segundo momento, é o planejamento de automação da empresa. A tecnologia, há muitos anos, tem se tornada uma forte aliada das empresas e ignorar este elemento no seu planejamento é deixar de lado um elemento decisivo para seu negócio. Neste sentido as soluções em software ERP são alternativas excelentes para sua empresa de eletrodomésticos. Com um bom sistema ERP, sua empresa será como que “forçada”, no bom sentido, a funcionar da forma correta. Isto pois, os sistemas ERPs são desenvolvidos baseados nas melhores práticas do mercado, no cumprimento da exigência de leis fiscais e contábeis. Dessa forma, ao você implantar um bom sistema ERP, treinar sua equipe e usar o software com compromisso, sua empresa terá a garantia de estar atuando da melhor maneira possível!
Check list da infraestrutura mínima para se montar um negócio no ramo de eletrodomésticos
Qual é a infraestrutura básica que sua empresa de eletrodomésticos precisará para poder funcionar? Respondemos a sua pergunta:
- Espaço para a loja, reservado para exposição dos produtos e atendimento ao cliente;
- Balcões e caixas;
- Banheiros;
- Um bom espaço para o estoque;
- Área para o escritório da gerência;
- Caminhão para entregas;
- Sistema de gestão empresarial (ERP) para gerenciar a empresa;
- Equipe de vendas para o atendimento ao cliente;
- Equipe para o estoque dos produtos;
- Ao menos um motorista para o caminhão das entregas com habilitação para isso;
Com esse checklist sua empresa estará pronta para galgar o sucesso!
Em média, quanto custa abrir um negócio no ramo de eletrodomésticos?
Para iniciar, será preciso fazer um investimento inicial relacionado ao capital de giro, quadro de funcionários, legalização da empresa, entre outros. Dessa forma, o valor inicial gira em torno de R$ 100 mil reais iniciais.
Quais os aspectos legais devem ser cumpridos para se abrir uma empresa de eletrodomésticos?
Um bom contador certamente poderá te auxiliar nesse intento. Porém, sempre convém estarmos cientes de todas as obrigações, inclusive para estarmos mais seguros, enquanto empreendedores.
Segundo dados do Sebrae, para se abrir uma empresa de venda de móveis é preciso:
- Registro Empresarial na Junta Comercial;
- Obtenção do CNPJ na Secretaria da Receita Federal;
- Secretaria Estadual de Fazenda;
- Registro na prefeitura municipal, para obter o alvará de funcionamento;
- Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano, a Contribuição Sindical Patronal);
- Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
- Registro no Corpo de Bombeiros Militar: órgão que verifica se a empresa atende as exigências mínimas de segurança e de proteção contra incêndio, para que seja concedido o “Habite-se” pela prefeitura.
- Alvará de licença da Vigilância Sanitária
- Atentar-se sempre às normas e aos direitos do consumidor
Vale ainda destacar que, ao se implantar na sua empresa um bom sistema ERP, inúmeras questões, no que diz respeito a emissão de notas fiscais e livros contábeis, serão cumpridas! Não se esqueça desse importante auxílio para seu negócio!
E como deve ser o layout da empresa?
Existem alguns princípios guias do layout do estabelecimento: Lembre-se que os clientes precisarão imaginar esses produtos em suas casas, por isso transforma a sua empresa em um lugar confortável que transmita essa ideia, apesar da variedade de produtos. Certifique-se que seus clientes consigam abrir as portas dos móveis e eletrodomésticos de maneira usual e segura. Móveis costumam ser itens caros e seu cliente precisa se convencer da praticidade do produto. Dessa forma, favoreça a interação dos clientes com os eletrodomésticos.
Além disso, você não deve esquecer de ter uma vitrine atraente aos clientes. E lembre-se daquele princípio que, um layout abarrotado de produtos, tenderá a criar uma ideia de desvalorização dos produtos. Enquanto que layouts “clean”, isto é, menos abarrotados, transmitirá a ideia de valor maior aquele dado produto em exposição. Use este princípio a favor de suas estratégias comerciais!
Crie também “áreas de respiro”, isto é, zonas onde o fluxo dos clientes possa ser escoado, dando maior conforto ao seu ambiente. Fique atento também às cores utilizadas: a cor branca caracteriza os produtos da “linha branca”, e cores mais sóbrias como o azul, cinza e tons de amarelo podem transmitir ideais de elegância e calma para seu ambiente. Enquanto que cores como amarelo e vermelho podem transmitir ideias de urgência e promoção. Também recomendamos que você analise este princípio de acordo com sua estratégia e público-alvo.
Pronto para a guerra!
Com certeza empreender é um desafio tremendo, e cada empreendedor sabe da guerra que vive todos os dias. Principalmente em meio a um mercado tão competitivo, em constante atualização e moderno!
Pensando exatamente nisso, a Concretize Sistemas desenvolveu sistema ERP ideal para seu negócio com os principais módulos que uma empresa varejista necessita. Dessa forma, se você está pensando em abrir uma empresa de eletrodomésticos, com certeza nossos consultores poderão te auxiliar através da nossa solução tecnológica!
Se interessou? Solicite contato em nosso site, hoje mesmo, e nossa equipe comercial entrará em contato em breve!
Concretize Sistemas, Concretizando o sucesso!