Quem nunca sonhou com o sucesso financeiro? Para uns a busca do sucesso é um desafio de autossuperação, para outros é uma necessidade para arcar com suas responsabilidades e para outros é um estilo de vida. E para você? O que é o sucesso financeiro?
Empreender sempre foi o caminho mais próprio para o sucesso financeiro. É claro que um bom concurso público ou emprego também poderão te trazer sucesso financeiro. Mas nesse texto queremos falar com você que tem aquele fogo empreendedor no coração.
Uma grande amiga dos empreendedores contemporâneos é a tecnologia. Marc Andreessen, co-fundador da Andreessen Horowitz ou a16z, um dos principais fundos de venture capital dos Estados Unidos publicou em 2011 a seguinte ideia: no futuro “Toda Empresa será uma Empresa de Software”.
Andreessen lançou uma luz sobre um fator notável: praticamente todas as relações humanas atuais têm cada vez mais sido mediadas pela tecnologia. O mesmo acontece com as empresas e seus clientes.
Nesse sentido, as empresas de Sistema ERP como nós da Concretize Sistemas sabemos como nenhuma outra como modernizar as empresas. Além disso, nós entendemos as regras de negócios dos nossos clientes, seus desafios e dores.
Nós da Concretize estamos próximo às empresas desde sua abertura até ao pico do sucesso financeiro. E pensando nisso, elaboramos uma série de dicas baseado na nossa experiência com nossos clientes e nosso know-how de como um empreendimento vai do 0 ao milhão.
Por isso, se você ficou curioso, não deixe de conferir esse conteúdo incrível!
Comece pelo começo:
Para ter uma empresa, você precisa primeiramente abrir a empresa, certo? Errado! A primeira coisa que você precisa é:
Buscar conhecimento:
Para empreender você precisa mais do que coragem. A primeira coisa que você deve buscar é ter conhecimento. Não queira empreender em uma área que você desconhece ou não domina. Busque ter conhecimento tanto teórico quanto prático sobre a área. Invista em cursos, em experiências como trainee, em imersões na área.
Planejamento administrativo:
Para se construir uma casa, precisamos de um projeto para a casa, saber quais materiais são necessários e como se constrói a casa. O mesmo se dá com uma empresa. E uma excelente ferramenta para esse planejamento é o Canvas de negócios feito inicialmente pelo escritor, pesquisador e empreendedor Alexander Osterwalder. Essencialmente, seu negócio precisa atender às seguintes questões: O que? Para quem? Como? Quanto?
O que: Qual a proposta de valor que seu produto/serviço agrega, oferece, possui?
Para quem: Qual segmento de clientes você atua, como se dá o seu relacionamento com clientes, quais os canais de comunicação se tem com o cliente?
Como: Quais são as principais atividades que seu produto/serviço realiza? Ele se utiliza de quais recursos? Quais são as principais parcerias?
Quanto: Quais são as fontes de receita da sua empresa e quais os custos que se tem?
Estar motivado sempre!
Todo empreendedor de sucesso sabe que a carga emocional em cima de quem empreende é muito alta. Relacionar-se com pessoas, ter que resolver problemas nunca antes enfrentados com frequência, responsabilidades sobre a vida privada de tantas pessoas é um pouco do dia a dia de qualquer empreendedor. Diante de uma carga tão intensa de emoções, é frequente que um empreendedor seja tentado a não arriscar, a se desanimar ou pior: desistir.
Além do mais, a ideia de que o empreendedor “não trabalha” porque tem colaboradores às suas ordens é na maioria dos casos uma ilusão. Empreendedores dão duro e muitas vezes trabalham o dobro dos colaboradores. Logo, é comum empreendedores sentirem-se sobrecarregados pela alta carga de trabalho e por jornadas incríveis de trabalho.
Mas é aí que entra a motivação! Todo empreendedor precisa ter uma fonte interior de equilíbrio e fortaleza. Seja em uma atividade espiritual, uma atividade física, momentos de lazer saudáveis, bons amigos que acreditam em você. E o melhor é quando se tem tudo isso de forma equilibrada e na justa medida. Uma atividade essencial para qualquer empreendedor é exercitar-se interiormente de sempre pensar no melhor: ser otimista. Todo grande empreendedor também é grato por todas as circunstâncias de sua vida.
Faça testes:
A tendência atual do mundo dos negócios é dos MVPs. Uma sigla em inglês que significa Minimum Viable Product – ou Produto Mínimo Viável. O MVP nada mais é do que um teste da sua ideia de negócio.
Antes de sair fazendo grandes investimentos sem um retorno provável, faça um teste da sua ideia em uma escala menor, com o mínimo de recursos possíveis.
O principal objetivo do MVP é verificar se o “O que”, isto é, sua proposta de valor tem aceitação real e concreta pelo mercado, ou é apenas uma ideia sem fundamentos com a realidade.
Nessa fase se pode facilmente aperfeiçoar, alterar, ou até destruir e reconstruir o MVP inúmeras vezes até encontrar a proposta de valor ideal.
Abra a empresa:
Mas agora começa a parte mais concreta da sua empresa. Agora que você já tem conhecimento, planejou sua empresa, está motivado, testou seu negócio e tudo se validou, chegou a hora de você realmente abrir sua empresa.
A partir de agora inicia uma série de novos desafios. O primeiro deles é a parte fiscal:
Questões fiscais:
O governo sempre acompanhará sua empresa, independente do tamanho dela. E todo empreendedor sério aceita essa condição para empreender e busca ser o mais certo possível em suas responsabilidades fiscais. Para montar uma empresa você precisa:
1º) Escolher o tipo de empresa para abrir MEI, ME, EPP, Médio ou Grande porte: Se você quiser começar devagar a solução ideal é abrir o seu MEI. Mas agora, se você tem condições de começar com um porte maior, então deve-se escolher as outras opções de tipo de empresa.
2º) Contrate um contador: Contadores são os profissionais responsáveis pela parte fiscal da sua empresa. Além disso, muitos contadores podem te orientar sobre outras questões administrativas e operacionais da sua empresa, devido a vasta experiência com empresas. Busque um contador de confiança para te acompanhar nessa jornada. O contador poderá te ajudar a decidir o tipo de empresa, o regime jurídico, os CNAEs e o regime tributário.
3º) Demais documentações da empresa: Sua empresa ainda precisará ter um contrato social, no caso de ter sócios, além disso será necessário os documentos para o registro na Junta comercial. Caso sua empresa precise, será necessário um alvará de funcionamento. E por fim, é necessário a inscrição municipal ou estadual.
Equipe:
Agora o maior desafio de qualquer empreendedor, e ao mesmo tempo o coração de qualquer ação empreendedora está nas pessoas que se tem contigo. Apesar de empresas parecerem instituições neutras, frias e processuais, no fundo, o que as torna assim é uma pessoa que seja neutra, fria, processual.
As empresas são as pessoas que nela trabalham. A sua empresa será como as pessoas são. Por isso, é altamente importante que sua empresa valorize seus colaboradores não como “funcionários”, ou pior, como “fornecedores”. Por trás de cada uniforme há uma vida, uma história, uma família.
Todo bom empreendedor aprende logo que o sucesso da sua empresa está diretamente relacionado ao desempenho de sua equipe, aos conhecimentos de seus colaboradores, ao modo como eles se relacionam entre si, e a maneira como eles lidam com os clientes.
Andrew Carnegie, empresário e estadunidense milionário do século XX foi uma vez perguntado o que ele precisaria para montar de novo um outro império. Sua resposta foi: Me dê 10 homens que não olhem para o relógio, que tenham um sorriso nos seus rostos e que sejam comprometidos com eles mesmo e com suas famílias e eu construirei 10 impérios.
Damos agora 4 dicas de bons colaboradores para sua empresa:
1: Busque ter na sua empresa colaboradores que deem o seu melhor independente da hora de trabalho contratada. Não estamos com isso sugerindo abusos contra as leis trabalhistas ou acordos realizados. Apenas estamos nos referindo àquele esforço que vai além do mínimo, mas que demonstra comprometimento na luta do dia a dia empresarial.
2: Procure colaboradores que saibam lidar com as pessoas, que gostem de ter boas relações, que saibam se relacionar com outras pessoas e que sejam companheiros.
3: Valorize os colaboradores que busquem sempre mais conhecimento, que façam cursos, que estudem sempre.
4: Valorize os colaboradores criativos, que não colocam empecilhos diante dos desafios, mas antes te digam o que eles precisam para realizar aquele desafio.
Crescimento contínuo:
Para isso é preciso ter um olhar atento nos seus concorrentes, buscar sempre inovar-se e ter uma organização e planejamento constantes. Neste sentido, os softwares ERP auxiliarão sua empresa mais do que possa imaginar. Através de dados preciosos sobre sua empresa, podendo fazer comparativos diversos e análises do histórico, o gestor poderá tomar as decisões corretas para garantir o crescimento contínuo da sua empresa.
Para isso, sua empresa precisará estabelecer processos bem definidos e garantir que eles estejam acontecendo dentro dos seus sistemas ERPs.
Além disso, para o crescimento contínuo sua empresa deverá reduzir custos de forma inteligente, direcionando os investimentos para atividades que geram mais resultados e sempre melhorando a infraestrutura da sua empresa.
Concretizando o milhão…
Para concretizar o seu milhão é preciso anos a finco de dedicação sendo fiéis a esses princípios. Dessa forma, uma empresa, a seu tempo e da sua maneira poderá alcançar o seu sucesso.
E em todas essas etapas, nós da Concretize Sistemas queremos estar com você te auxiliando com nossas soluções em Sistemas ERP.
Se quiser saber mais como nossas soluções podem te ajudar, solicite o contato de nossa equipe comercial em nosso site. Estaremos prontos para te atender!
Concretize Sistemas, Concretizando o sucesso!