O negócio de vendas de bebidas pode ser muito promissor, no entanto, como todo negócio precisa se preocupar com o novo amigo das empresas. E dessa vez não estamos falando da organização ou do planejamento, mas de um amigo dos negócios de hoje em dia: a inovação.
Sua distribuidora de bebidas tem acompanhado a onda de inovação? Está trabalhando por isso? Quais foram os seus pontos de melhoria nos últimos meses?
Um dos maiores desafios que os empreendedores podem sofrer com o tempo é o de ver seus negócios dando certo, e caírem na monotonia, perdendo o fogo que os inspirava no início do negócio.
Pensando nisso, trouxemos uma série de instruções gerais de como estabelecer um processo de constante inovação na sua distribuidora de bebidas, mas também reunimos uma série de dicas bem práticas para você aplicar no seu negócio. Confere ai:
Minha distribuidora de bebidas precisa disso mesmo?
Se você ainda não está bem convencido da necessidade da inovação é preciso antes de tudo tomar consciência que inovação não é um diferencial de mercado simplesmente. Mas é uma necessidade das empresas, tanto de pequeno quanto de grande porte.
Isso se dá devido ao mercado cada vez mais competitivo, onde inúmeras situações financeiras são facilitadas e cada vez surgem mais concorrentes para seu negócio.
Mas afinal, o que é inovar?
Inovar é antes de tudo, mais do que uma “sacada de mestre”, ou seja, algo pontual que ocorre em um dado momento e depois não renova mais. Inovar é um processo, que pode ter momentos mais oportunos, onde grandes ideias surgem. Mas antes de tudo, inovar está essencialmente ligado a três fatores: Criatividade, viabilidade e concretização.
Ou seja, para inovar é preciso que em um primeiro momento se tenha uma capacidade de gerar novas ideias, mas em um segundo momento deve-se analisar o quanto a ideia é possível de ser feita e somente então se pode concretizar a ideia.
Dessa forma, na sua distribuidora de bebidas é preciso ter sempre em mente que quando surgirem problemas na área de logística, gestão, divulgação da sua empresa etc, mais do que realizar alterações de modo aleatório é preciso ter um foco de inovação. É preciso ter uma ideia, analisar sua viabilidade, fazer pequenos testes da sua hipótese e somente por fim concretizá-los. Mas também é importante sempre estar preparado para refinar as ideias.
Inovar é um processo contínuo e sem fim.
Existe algum momento melhor para inovar minha distribuidora de bebidas?
Inovar sua distribuidora deve ser um processo alinhado com objetivos. Geralmente, a inovação surge diante de situações problemáticas. Mas não é preciso esperar uma crise atacar sua distribuidora para inovar.
O momento mais adequado para inovar é quando se percebe uma estabilidade do seu negócio e não se está passando por problemas. Isso dá segurança para realizar testes com seu público, com produtos, com campanhas de marketing e inúmeras ações.
Lembre-se sempre da regra de testar hipóteses com custos baixos. Antes de sair investindo pesado em uma ideia, faça pequenos testes que validem a viabilidade da sua hipótese.
E como faço para inovar minha distribuidora de bebidas?
Muito bem! Se você chegou nesse ponto quer dizer que você já entendeu a necessidade e o que está por trás do processo de inovação. Mas como fazer isso de fato?
Segue então uma série de dicas de como inovar sua distribuidora de bebidas:
Transformar a inovação em uma mentalidade na sua empresa:
Inovar é um processo complexo e quase sempre é impossível para uma única pessoa ter a solução genial. É por isso que inovar é um processo colaborativo. Cada colaborador da sua empresa tem o potencial de ser inovador: A frente de caixa que atende o público, a colaboradora que faz as vendas por telemarketing, o seu representante comercial, o entregador das cargas, até mesmo o colaborador dos serviços gerais.
Acredite na capacidade inovadora de cada um dos membros da sua equipe e espalhe pela sua empresa o senso de que propor melhorias na empresa seja algo bom. Recompense as sugestões de melhorias se possível. Saiba acolher com tranquilidade as observações feitas pelos colaboradores.
E entenda, obter o feedback dos colaboradores é mais do que deixar uma caixinha anônima de reclamações e sugestões. É preciso que sua empresa proporcione aos colaboradores um ambiente seguro para que eles possam expor sua opinião.
Lembre-se, um ponto de melhoria que um colaborador venha a trazer para sua empresa não será benéfico somente para ele, mas toda a sua distribuidora.
Foco na experiência do cliente:
Em um mercado cada vez mais competitivo onde inúmeros concorrentes do seu negócio surgem cada dia, o olhar do gestor deve sempre estar na percepção que os clientes estão tendo a respeito do seu negócio. Lembre-se que a sua opinião tem muito valor, mas é a de seus clientes que pode modelar seu negócio para o sucesso.
Um bom gestor tem a capacidade de em vários momentos sair do seu ponto de vista e entrar na perspectiva do cliente e da sua experiência em relação a empresa. Isso é essencial para que a experiência do seu cliente seja sempre priorizada na sua companhia.
Acredite na tecnologia:
Muitos donos de distribuidoras por terem um negócio atrelado ao setor de entretenimento acabaram por acomodar-se na recorrência de seus clientes e deixam suas empresas estagnadas na questão tecnológica. Por sentirem que seus clientes sempre “estão lá”, deixam a melhoria tecnológica “para lá”.
Porém, uma empresa que entende os clientes quer antes de tudo estar onde o cliente está. Nesse sentido, a tecnologia possibilita através de recursos tecnológicos diversos aproximar a empresa de seus clientes.
Pela tecnologia, pode-se de forma automatizada fornecer um cadastro para cada cliente, histórico de compra, tirando o cliente do anonimato e dando-o um perfil.
Neste sentido, os sistemas ERP trazem uma série de módulos e funcionalidades que possibilitam modernizar, automatizar e personalizar seu atendimento aos clientes. É uma ótima alternativa para a melhoria da experiência do cliente.
Dicas práticas de inovação:
Mas se todas essas instruções pareceram ainda um pouco teóricas para sua distribuidora de bebidas, selecionamos então 3 dicas práticas de inovações para sua empresa:
Aposte em um diferencial:
Hoje em dia, uma alternativa que tem sido uma ótima solução para se diferenciar da concorrência é a aposta na venda de produtos/serviços relacionados à ocasião em que ocorre o consumo das bebidas.
Recomenda-se portanto a venda de artigos para churrasco como: carvão, sal temperado, espetos, gelo. Mas também salgadinhos, doces. Além de serviços como aluguel de mesas, cadeiras, freezer, chopeiras, caixas térmicas.
Estes produtos/serviços complementares além de melhorarem a experiência dos clientes ajudam a engordar um pouquinho mais o faturamento da distribuidora.
Aposte no marketing:
Pense um pouco fora da caixa: o marketing para bebidas não necessariamente precisa ser a sugestão do consumo exagerado ou irresponsável de bebidas. Aposte em estratégias de merchandising, como uma degustação gratuita de produtos, eventos, equipe de vendedores bem preparadas e treinadas.
Além disso, os meios tecnológicos como sites e redes sociais são uma boa opção. Principalmente quando o setor de marketing possui dados preciosos sobre sua empresa vindos de um software ERP. O sistema trará relatório de vendas diversos que auxiliarão o setor de marketing a definir metas e estratégias mais assertivas.
Boa relação com os fornecedores:
Os mais experientes sempre dizer que o lucro de um empreendedor não está tanto no setor de vendas, mas sim no setor de compras. É por isso que é de extrema importância ter uma boa relação com seus fornecedores, pois assim eles podem disponibilizar mais materiais promocionais, descontos ou prazos mais acessíveis.
Pronto para concretizar o sucesso!
O processo de inovação é contínuo e nunca tem fim. E a tecnologia é uma ótima forma de otimizar esse processo. Pensando nisso, nós da Concretize Sistemas desenvolvemos um Software ERP que atende a inúmeras distribuidoras pelo Brasil. Já são mais de 14 estados pelo Brasil.
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