Resumidamente, o varejo tem como função a venda de produtos e serviços para o consumidor final. Logo, os comerciantes desta modalidade compram os produtos de fabricantes e de atacadistas (essa modalidade é explicada aqui) e dispõe para compra do consumidor final, isso tradicionalmente em loja física, mas com o aumento de acesso ao meio digital também é cada vez mais comum o comércio online!
Índice:
Visão geral
Enquanto a forma de pagamento mais comum do atacado é o débito, no varejo a forma de pagamento predominante é mista, tanto em débito, crédito ou dinheiro vivo (já que essa modalidade tem por objetivo abastecer o consumidor final, e o “cliente tem sempre razão”).
Em toda iniciativa varejista a empresa segue determinados processos, desde a escolha de um bom produto até a venda destes aos clientes do mercado, as principais etapas são:
Seleção: nesse ponto, o mais importante a ser explanado é a qualidade e quantidade do produto que vai estar sendo oferecido, isso visando o perfil de clientes que se deseja ter.
Compra: é a aquisição dos produtos a serem vendidos, neste ponto tem suma importância a negociação e a comparação de preços para conseguir a melhor oferta.
Armazenamento: tudo que se é adquirido na última etapa há de ser disposto em estoque para que esses produtos apresentem as melhores condições na hora da compra
Venda: esta área é de grande importância, pois além de promover sua marca para os clientes também a demostra para o resto do mercado. É nessa etapa que se mostra as qualidades principais do produto, e a razão do cliente interessado precisar dele
Opções de pagamento: visa-se sempre a satisfação do cliente, por isso as formas de pagamento devem ser dos mais variados tipos.
Transporte: É necessário planejar a logística de movimentação dos produtos, ou seja: planejar o modo de entrega e organizar todos a documentação necessária para isso
Satisfação dos clientes: nesse quesito, deve sempre cogitar que o mercado está em constante mobilidade, então deve-se sempre procurar melhorar os serviços. Por isso qualquer crítica, reclamação ou sugestão deve ser bem recebida e, na medida do possível, acatada.
Segue-se as principais modalidades do varejo:
Varejo em loja física:
O varejo de loja é um tipo de comércio que tem algum ponto físico para as vendas dos produtos, é aquele em que o cliente se mobiliza em procura dos produtos desejados. Encontramos diversas formas para esse modelo tão usual, sendo algumas das mais comuns as listadas abaixo:
Marcas especializadas- essas organizações comercializam suas mercadorias de apenas uma origem (fabricante). Ou seja: vende só um só tipo de produto ou apenas um tipo de serviço.
Lojas de departamentos- Vedem diversas linhas de produtos, sendo que os mesmos são classificados por seções. A sua grande vantagem está na variedade do que se vende, pois há uma grande gama de produtos encontrados em diferentes preços, assim atendendo com eficácia a vontade do cliente.
Lojas de fábrica- comercializam os produtos de fabricação própria oferecendo direto aos clientes finais. A vantagem em comprar da fábrica é o preço baixo, pois como se compra direto do fabricante, na fonte, não há custos extras (em transporte por exemplo), e nem intermediários.
Supermercados- são voltados principalmente à venda de produtos alimentícios! Os supermercados são os mais comuns meios de aquisição de produtos. É muito necessário o contato com os produtores ou distribuidores, é importante mostrar aqui as vantagens de adquirir produtos nas centrais de abastecimento (CEASA), que são empresas estatais ou de capital misto com fim a promover a comercialização e troca de produtos da horticultura a nível e preço de atacado.
Hipermercados- além dos supermercados que vendem apenas alimentos, há também uma ramificação destes; os hipermercados- que por sua vez vendem além de produtos alimentícios, uma variedade extensa de artigos para uso doméstico.
Varejos sem loja
Há também a modalidade de varejo sem o ponto de venda. Essa organização tem ganhado grande importância hoje em dia. Assim como o varejo com loja, este também possui algumas ramificações a serem observadas, entre elas pode-se introduzir:
Telemarketing- onde se oferece os serviços e produtos por telefone, sendo a comunicação mais comum entre vendedor e o cliente.
Venda direta- aqui os vendedores autônomos fazem a famosa “venda porta a porta”.
Venda online ou Varejo virtual- os produtos são oferecidos por meio da internet, em sites ou plataformas próprias especializadas.
Organizações de varejo
É uma associação de lojas, grupos ou organizações que atua no mesmo ramo do mercado, por conta disso consegue-se maior vantagem competitiva, afinal a oferta de produtos e serviços nos pontos de venda é bem maior. Algumas modalidades dessa forma são:
Rede corporativa- É onde um determinado número de lojas pertence a uma empresa chefe, usualmente se vende produtos semelhantes entre os vários pontos comerciais.
Cooperativa de varejo- Se trata de uma associação de varejistas independentes entre si. Os varejistas se unem com o fim esperado de alcançar melhores condições de procura e compra (entre outras vantagens secundárias).
Franquia- tem como propósito um sistema de venda de contrato de licença, no qual o franqueador (o detentor da marca) cede ao franqueado (o autorizado a explorar) os direitos de uso da marca e direito de distribuição exclusiva de produtos ou serviços.
Desafios para atuar no varejo
Antes, o consumidor saía de casa em busca dos produtos que necessitava, porém hoje toda essa procura não ultrapassa alguns acessos na internet e a compra muitas vezes é feita por meio desse canal. Nesse ponto o uso da tecnologia deu aos clientes diversas facilidades que os tornaram cada vez mais exigentes. Em função disso, é preciso encontrar formas de atrair o cliente para a loja, tanto a física quanto a virtual, e suprir toda e qualquer necessidade dos clientes.
Para alcançar êxito nessa área é preciso estudar muito bem o mercado assim entendendo o comportamento dos concorrentes e o que eles oferecem, e também avaliar o perfil do consumidor tão desejado, dessa forma é possível identificar o que deve ser feito para ter vantagem competitiva sobre a concorrência e, assim, atrair o cliente para a loja.
Existem alguns conceitos importantes e que devem ser aplicados para aumentar a competitividade no mercado. Confira os principais a seguir.
Transformação digital
A tecnologia está presente no dia a dia das pessoas e isso é fato. Ela pode ser uma arma extremamente útil para ganhar credibilidade, por isso a tecnologia tem importância quase vital para a sobrevivência de qualquer empresa no mercado. Por consequência, qualquer loja que queira ampliar as fronteiras deve investir em recursos tecnológicos! Pois facilitam a vida do consumidor na procura e a ajuda muito na organização da empresa.
A tecnologia, aliás, proporciona tanto a facilidade do cliente ao procurar a empresa quanto ajuda na gestão do seu negócio! As inovações digitais são um recurso que ajuda muito o estabelecimento a ganhar força no mercado com recursos muito importantes, dos quais podemos detalhar os Sistemas ERP’s que são importantes softwares de gestão, esse sistema reúne em uma única solução prática as informações de gerência dos diversos setores de um negócio. E a cada ano que passa aumenta o número de empresas que passam a adotar esse importante sistema, isso reflete à necessidade de modernização digital e acompanhamento das mudanças no mercado. (Para mais informações sobre esse importante sistema, acesse aqui)
Ações do marketing
Para se destacar no mercado é preciso fazer com que a presença da loja seja notada. Para isso, é essencial investir em ações de marketing! Os grandes varejos investem em um estilo que tem como objetivo de se aproximar do cliente promovendo ações para fazer parte da rotina dos clientes.
Para não ficar atrás da concorrência, é preciso promover ações que busquem a conexão com as pessoas, ou seja, encontrar formas para que ele se identifique com a loja. Uma maneira de fazer isso é investir em estratégias de marketing de conteúdo, por exemplo. O marketing de conteúdo permite que a loja engaje o público-alvo por meio da produção de conteúdo de qualidade e relevante para o cliente. Ou seja, mediante canais específicos, como blog, redes sociais e E-mail Marketing, por exemplo, é possível apresentar informações úteis capazes de criar uma conexão entre a loja e o consumidor.
Bibliografia e referências:
Concretize sistemas: “Como funciona um atacado? ” Disponível em: http://www.concretize.com.br/
Olist: “Varejo: o que é e as suas principais tendências – GUIA COMPLETO ” Disponível em: https://blog.olist.com/
Agric: “O que é CEASA? ” Disponível em: http://www.agric.com.br/
Doutor Varejo: “Comprar de atacado ou fábrica? Descubra o que é melhor para a sua loja ” Disponível em: http://www.doutorvarejo.com
Inaitec: “O que é franquia? ”. Disponível em: https://inaitec.com.br/
Diferença: “Qual a diferença entre atacado e varejo? ”. Disponível em: https://www.diferenca.com/
Sispro: ”ERP, o que é e como funciona”. disponível em: https://www.sispro.com.br/
Myrp: “Varejo; tudo o que você precisa saber”. Disponível em: https://myrp.com.br/varejo/