As indústrias são locais de transformação de qualquer matéria-prima em objetos prontos para o consumo. Elas se instalam em lugares que oferecem mão de obra, matéria-prima, energia, transportes e mercado consumidor, para que haja a comercialização do que é produzido por elas.
Índice
- Tipos de indústrias
- Fatores locacionais
- Processos de uma indústria
- Vantagens de um ERP para a indústria
- Conclusão
- Bibliografia
É possível classificar as indústrias em três grandes grupos, dividindo-as de acordo com a sua produção. São eles: indústrias de base, indústrias de bens intermediários e indústrias de bens de consumo.
Tipos de indústrias
As indústrias de base, também chamadas de indústrias de bens de produção, são aquelas que fazem a transformação da matéria-prima bruta, encontrada diretamente no meio natural, em matéria-prima processada, que será usada em outros ramos industriais. Dessa forma, esse tipo de indústria produz equipamentos e matéria-prima que serão usados por outras indústrias.
As indústrias de bens intermediários são aquelas que produzem bens manufaturados ou matéria-prima processada para outros ramos industriais, ou seja, para a produção de outros bens. São insumos que serão usados para outras indústrias produzirem.
As indústrias de bens de consumo produzem e direcionam essa produção diretamente ao mercado consumidor. Elas se dividem em indústrias de bens duráveis e não duráveis. Os bens duráveis são aquelas mercadorias que podem ser usadas por bastante tempo, como eletrônicos, roupas e calçados etc. Os não duráveis são os produtos perecíveis, ou seja, que seu prazo de validade é curto, como alimentos, remédios etc.
Fatores locacionais
Os fatores locacionais são os elementos que atraem as indústrias no que se refere à sua localização de produção. Algumas áreas oferecem vantagens para que a indústria se estabeleça nelas, como:
- Matéria-prima;
- Mão de obra qualificada;
- Fontes de energia;
- Infraestruturas de transportes;
- Mercado consumidor;
- Incentivos fiscais;
- Redes de comunicação.
A importância de cada fator locacional é uma variável que depende do tipo de indústria, pois, em muitos casos, um aspecto influencia mais que outro e determina a localização da indústria. Uma indústria mineral, por exemplo, localiza-se em regiões de maior abundância em recursos minerais. Já uma indústria automobilística precisa de mão de obra qualificada e uma ampla rede de transportes para levar seus produtos a todos os seus mercados consumidores.
Quais são processos em uma indústria?
Os processos produtivos são atividades que recebem uma entrada (input), ganham um valor agregado e, então, geram uma saída (output). Ou seja, desde que seja gerado um valor, cada etapa na produção de um item ou na prestação de um serviço pode ser considerada um processo produtivo.
1. Solicitação do cliente
O cliente envia seus requisitos técnicos;
Caso a indústria queira produzir algo alinhada ao setor de vendas, a solicitação é interna, conforme as demandas
A Engenharia de Desenvolvimento e Tecnologias e o time de Vendas se reúnem para entender e ofertar a melhor opção para o cliente dentro dos requisitos técnicos apresentados;
Dois ou três dias depois, o time de Vendas entrega a proposta de orçamento para o cliente.
2. Análise Crítica e Kick-off do projeto
Reunião entre Engenharia de Desenvolvimento e Tecnologia, Vendas e Engenharia de Produto e, em alguns casos com o cliente para definir o projeto conceitual;
Definido e aprovado o conceito, seguem as etapas do processo onde o dono do conceito atua como um guardião da tecnologia, dos requisitos estabelecidos e da gestão de prazos, qualidade, custos conforme etapas planejadas no processo;
Definição de metas e objetivos do produto contratado.
3. Estrutural do Projeto e Objetivos de Custo e Prazo
Reunião com o cliente e o guardião de Engenharia, sem o time de Vendas envolvido, para falar dos detalhes técnicos, com dados mais precisos;
Definição em reunião sobre os pontos críticos de qualidade, custo e prazo de entrega, além de definir a meta de custeio do projeto;
O guardião de Engenharia comunica os times de Compras e Planejamento e Controle da Produção (PCP) sobre a chegada de um novo projeto.
Nessa comunicação, já está inclusa a lista de componentes-chave ou novas tecnologias necessárias para o projeto.
4. Engenharia de Produto: Planejamento e Controle da Produção
Uma das atribuições chaves do processo PCP é a responsabilidade pelo controle e monitoramento dos prazos e disponibilidade de materiais, no tempo e no ponto de uso, para garantir que o produto seja executado e dentro das metas estabelecidas lá no início.
5. Compras e Fonteamento Estratégico
Sistema da empresa encaminha as necessidades de materiais direto para os fornecedores (treinados e orientados) e estabelecidos no fonteamento;
Encaminha também as necessidades para fornecedores com materiais ainda não fonteados;
Fornecedores homologados têm os critérios de performance já definidos em contrato e em consonância com as metas estabelecidas nos processos.
6. Faseamento da Produção
A produção começa em uma área, mas é finalizada em outra para ganhar velocidade e aumentar a disponibilidade das máquinas. São três etapas no total:
1- Preparação das primeiras operações técnicas;
2- Montagem dos produtos;
3- Acabamento e testes finais.
A área de Produção também é responsável pelos testes e acompanhamento de qualidade, depois de ter passado por uma certificação e treinamento de Gestão da Qualidade
Um único profissional da qualidade, ao final do processo, acompanha os testes e faz validação final.
7. Logística e entrega do produto
O time de logística entra em contato com o cliente para combinar data e local;
O time responsável pela Preservação e Embalagem de Produto cria embalagens apropriadas e dedicadas para cada produto, analisando o trajeto e prevendo evitar problemas durante o transporte;
A transportadora com frota própria de caminhão realiza a entrega que pode acontecer também de navio.
Quais são as vantagens de um ERP para uma indústria?
Enterprise Resource Planning é um sistema de gestão que permite acesso fácil, integrado e confiável aos dados de uma empresa. A partir das informações levantadas pelo software, é possível fazer diagnósticos aprofundados sobre as medidas necessárias para reduzir custos e aumentar a produtividade. Para uma indústria, o ERP pode trazer inúmeros benefícios, tais como: (para saber mais sobre sistemas ERP, clique aqui )
- Roteiros de fabricação
Com a ferramenta, é possível definir roteiros de fabricação para os produtos finalizados e semiacabados. O que viabiliza o registro das etapas de produção, o centro de trabalho e o ritmo produtivo.
- Integração
O sistema ERP permite que as informações do processo produtivo sejam integradas às demais áreas. Isso garante eficiência na reposição de matéria-prima, controle de estoque, planejamento de vendas e outros processos.
- Automação
O apontamento de produção em tempo real depende da incorporação de processos automatizados. Neste sentido, o sistema de gestão torna viável a automação, já que pode ser configurado para realizar etapas específicas de produção, gestão e monitoramento.
- Análise em tempo real
A análise em tempo real é determinante para que as previsões e os prazos da indústria possam ser recalculados automaticamente, de acordo com alterações no ritmo produtivo. Neste caso, o sistema ERP é essencial, pois possibilita o acompanhamento integral. O que permite melhorar a tomada de decisão conforme as condições atuais de fabricação.
Conclusão
Em síntese, o fato é que todas essas etapas são essenciais para garantir a eficiência em uma indústria. Investir em uma boa gestão de processos operacionais é a garantia de que o trabalho executado será realizado com foco e profissionalismo e garantirá que a indústria tenha estratégia organizacional, e realize tarefas com agilidade e flexibilidade e, ainda, possa ainda ter controle de desempenho de diversos setores.
Bibliografia e referências:
http://endeavor.org.br/ – Os 7 processos que fizeram a produtividade dessa indústria dobrar em 3 anos
http://conceito.de/ – conceito de processo industrial
https://www.novida.com.br/blog – Processos Produtivos Industriais: entenda como funcionam
https://mundoeducacao.uol.com.br/ – Indústrias
https://ramo.com.br/ – Como um sistema ERP facilita o apontamento de produção industrial?