Eu aposto que você já está bem convencido que a tecnologia é essencial para sua loja de roupas, mas você sabe exatamente em que ela pode te ajudar? Pensando nisso, elaboramos 6 super dicas e explicações de como as soluções tecnológicas podem ajudar você lojista e seu negócio a bombar.
Não siga modas, dite a moda
Não há dúvida que os lojistas já perceberam que precisam de uma presença forte nas redes sociais, de um atendimento digital de qualidade e que o pré-atendimento é importantíssimo. O que muitos não perceberam é que esse “front” precisa estar alinhado com um “back” bem preparado.
Muitos lojistas seguem certas fórmulas mágicas em relação a administração de seus negócios. Se não conscientemente, ao menos inconscientemente. Seguindo vários clichês sem uma reflexão exata do porquê cada estratégia funciona ou não. O que deu certo em um negócio pode não dar certo no seu. É por isso que elaboramos estas dicas, pois, montar uma loja de roupa é mais do que expor seus produtos nas redes sociais e esperar que suas vendas aumentem e sua empresa cresça.
1º dica: Tenha um setor Financeiro bem organizado
Este é um setor que precisa de toda sua atenção, afinal, estamos falando do coração do seu negócio. Tamanha atenção e cuidado são necessárias, pois, buracos financeiros na sua gestão podem ser letais para sua empresa.
Busque entender bem o perfil de compra dos seus clientes e entenda as demandas da sua região, com isso você conseguirá mensurar de forma mais assertiva o seu fluxo de compra.
Uma forma excelente de conseguir ter essa supervisão é através de relatórios de venda. Com eles, você poderá saber o volume venda, históricos de compras por cliente e muito mais. Isso tudo, alinhado ao estudo das tendências possibilitará a tomada de decisões assertivas para seu negócio.
A tecnologia te auxilia na organização do seu setor financeiro computando cada entrada e saída, mostrando as margens de lucro por produto ou período, tornando sua gestão mais controlada.
Além disso, os relatórios de saídas poderão te mostrar custos e gastos que podem ser replanejados. Afinal, gastos indevidos afetam diretamente no seu lucro. Com sistemas ERPs pode-se ter comparativos das suas saídas diversas e entender pontos de melhoria.
2º dica: Adquira um sistema ERP
É aqui que entra nossa outra dica: ERP? Mas o que é isso afinal? É a abreviação de um termo em inglês (Enterprise Resource Planning), que quer dizer “Planejamento dos Recursos da Empresa”. Mas, resumidamente, ERP é o sistema para gestão da sua empresa. Com ele você poderá ter um PDV (Ponto de Venda), isto é, o caixa da sua loja vendendo e emitindo notas fiscais. Além de inúmeras outras vantagens para a gestão da sua empresa.
Sistemas de gestão não são uma moda que vai e vem, ou uma coisa de empresa grande. Afinal, pequenas ou grandes empresas possuem obrigações fiscais, e os sistemas de gestão auxiliam na emissão de notas fiscais eletrônicas, facilitando sua vida e garantindo a legalidade do seu negócio.
Ao falar de seus sistemas, muitos empresários dizem: “minha empresa está neste computador”. Sim! Em certo sentido, a tecnologia serve para mediar a sua empresa e acaba por se tornar uma parte essencial dela a tal ponto que, não ter o sistema, é não ter a empresa.
Quanto melhor estiver alinhado os seus diversos processos com o seu sistema mais controle você terá sobre seu negócio.
3º dica: Conheça os seus clientes
Neste quesito é importante que o empreendedor tenha a coragem de sentar na “cadeira da sala de aula”, mas para aprender com o cliente. O bom lojista precisa estar muito atento ao seu consumidor, suas tendências de compra, mas também aspectos menos concretos como anseios, medos, desejos…
Agora sim começa a fazer sentido o uso consciente das redes sociais para uma escuta atenta e sincera de seus clientes. Através de uma base de clientes/seguidores bem engajados pode-se analisar seus perfis nas redes sociais, gostos e interesses. Mas sobretudo, nada substitui uma boa conversa direta com seu cliente. Chamar um ou mais clientes para uma conversa, ou até quem sabe um “focus group” pode ser uma ideia muito positiva para seu negócio. Isto pode ser feito até mesmo sem você sair de casa, ou da sua loja, através das soluções tecnológicas de call, WhatsApp entre outros.
Mas é principalmente com um bom sistema de gestão que o conhecimentos que você tem dos seus clientes será ainda mais assertivo, pois trará dados concretos em relação a suas compras.
Por meio de relatórios diversos poderá se compreender produtos, cores e estilos que têm maior volume de vendas e consumo por parte de seu público. Isso tudo são dados preciosos nas mãos de um gestor inovador.
4º dica: Tenha um bom pré-atendimento
Como é a sua imagem digital em relação aos seus clientes? Eles são bem atendidos pelas redes sociais e canais de comunicação? Seus consumidores sabem com facilidade informações sobre os produtos? O quanto te custa no quesito hora/homem a exposição dessas informações? Isso já está automatizado ou ainda precisa que uma pessoa responda cliente por cliente sobre informações que eles poderiam saber facilmente sozinhos? Você entende como atuar em cada uma das redes sociais de comunicação? Ou ainda: você já está nas redes sociais?
O atendimento omni-channel (em todos os canais) é uma tendência tecnológica que veio para ficar. Mas ela só é possível de ser realizada corretamente quando internamente sua empresa está bem organizada, sua equipe está bem treinada e seus processos já estão automatizados.
Vender pelas redes sociais é mais do que apenas expor produtos e responder clientes por WhatsApp. Se seu processo não está organizado e possui escalabilidade, facilmente você perderá vendas, frustrará clientes e consequentemente abalará a sua imagem em relação aos seus clientes. Antes de investir no “front”, ou seja, no contato digital com seus clientes, assegure-se de que o “back” da sua empresa e seus processos estejam o mais automatizados possíveis e sua equipe seja capaz de executá-los da melhor forma possível.
A melhor forma de organizar o seu “back”, ou como muitos chamam, a sua retaguarda, é através de um sistema de ERP de qualidade que atenda às suas demandas. Além disso, é vital uma relação saudável com a empresa que fornece o sistema para você. Isto, pois, você precisa que ele tenha sido ajustado e configurado corretamente desde a implantação do sistema, que sua equipe saiba utilizar o sistema corretamente e que haja suporte de qualidade quando for necessário.
5º dica: Sistemas de fidelidade
Estratégias de fidelização de clientes através de cupons de desconto, troca por prêmios e descontos é uma alternativa já consagrada no mundo do marketing desde seus primórdios, constituindo, inclusive, um de seus pilares: Promoção.
Mas estratégias de fidelização de clientes devem ser bem pensadas para não se tornarem simplesmente uma perda financeira indevida. É preciso que se tenha um controle exato do quanto se irá gastar, e do retorno que se terá em relação aquela sua estratégia.
Para isso, sistemas de fidelidade são alternativas altamente recomendáveis para seu negócio. Eles garantem que tudo será computado pelo seu sistema, apontando os retornos sobre seu investimento e mostrando oportunidades de negócio.
Pensando nisso, a Concretize Sistemas desenvolveu o Cefas Fidelidade, uma solução tecnológica que trará muito mais fidelidade dos seus clientes em relação a sua empresa, através de um sistema de acúmulo de pontos por compra. Com ele, seus clientes podem ganhar pontos a cada compra realizada, estimulando-os a sempre voltar para comprarem mais. Após isso, você poderá elaborar uma lista de premiação de acordo com sua estratégia de negócio, estabelecendo uma pontuação para cada prêmio.
Uma forma prática e fácil de criar vínculos com seus clientes, melhorando a experiência dos seus consumidores com sua marca fidelizando-os!
6º dica: Tenha uma visão a curto, médio e longo prazo
Metas são essenciais para qualquer empresa. E isso pode parecer algo de empresas grandes, ou até mesmo algo abstrato. No entanto, metas são simples de serem planejadas, e nós queremos te mostrar isso.
Para lançar uma meta consistente na sua empresa é preciso primeiramente compreender o objetivo que se deseja, depois definir um prazo para o seu cumprimento, e chegando na data estabelecida verificar seu cumprimento ou não.
Alguns exemplos simples, mas eficazes podem ser: pagar sempre as contas até uma data específica, fechar o mês ou ano sem dívidas, aumentar o faturamento semestralmente em 15% ou 30%, diminuir os gastos em 5%…
O importante é que a gestão seja sempre viva e dinâmica. Com a devida flexibilidade e compreensibilidade um gestor deve sempre ter as rédeas de sua empresa em suas mãos.
Mas como saber se uma meta foi cumprida se essas informações não tiverem sido registradas e documentadas? Aí entra novamente os sistemas ERPs que, através de relatórios diversos e históricos pontuais possibilitam compreender o andamento e progressão do seu negócio.
ERP e sua loja de roupas: Sucesso!
Existem inúmeras alternativas e soluções tecnológicas para melhorar seu varejo de roupas. Mas com certeza, a inteligência da gestão através de dados e informações é algo imprescindível para qualquer estratégia. E nesse sentido, os ERPs são alternativas preciosas para poder concretizar o sucesso do seu negócio.
E aqui entra a Concretize Sistemas! A mais de 18 anos no mercado de software, presente em mais de 14 estados pelo Brasil, estamos aqui para auxiliar a sua distribuidora, varejo e pequena indústria a concretizar o sucesso!
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