Se você é um comerciante “das antigas”, que viu sua loja de materiais de construção atravessando gerações ou inúmeros momentos difíceis e se encontra hoje firme e forte no mercado: atenção, pois você corre grande perigo!
Sim! Isso mesmo que você ouviu! E sabe por quê? Pois, a maior ameaça para seu negócio, hoje em dia, não é mais as crises do mercado, mas muito mais a desatualização e a incapacidade de atender os novos perfis de consumidores atuais!
Eu sei que você pode estar discordando de mim, e pensando que nada se compara a uma crise de mercado, e que você já superou várias delas. Porém, crises “vêm e vão”, mas o novo perfil de consumidor chegou para ficar definitivamente, e se você não estiver preparado para atender a nova geração de consumidores, isso pode ser muito perigoso para o seu negócio!
Mas calma! É exatamente para isso que elaboramos um conjunto de dicas incríveis para te salvar da maior das crises que pode existir para sua empresa: a desatualização do mercado!
Os especialistas recomendam…
Em um mercado em constante mudanças e em uma guerra pela inovação, fazer melhorias em sistemas de gestão é a primeira dica que os especialistas recomendam. Mas além disso, oferecer novas formas de pagamento, utilizar de estratégias de marketing e comunicação inovadoras, estabelecer novas parcerias de serviços garantirão um diferencial imprescindível em meio a concorrência cada vez mais feroz.
ERP? Que é isso?!
ERP é uma sigla de um termo em inglês (Enterprise Resource Planning) que quer dizer “Planejamento dos Recursos da Empresa”. Mas, para tornar as coisas mais simples: ERP é o sistema que você utiliza para gerenciar a sua empresa.
Um ERP possui inúmeros módulos para cada necessidade específica da sua empresa, como por exemplo: módulos de compra, fiscal, estoque, venda etc. No módulo de compra, por exemplo, é onde você pode encontrar telas do sistema que te possibilitam precificar seus produtos. As funções de um ERP para sua empresa são inúmeras…
Mas apesar de parecer coisa de outro mundo e complexa,os benefícios que ele traz à sua empresa são inúmeros. E acredite, se você quer se atualizar no mercado, um sistema ERP é o caminho para isso. E se você ainda não está convencido disso, elaboramos então uma lista com 8 dos top benefícios que um ERP trará para sua loja de materiais de construção:
Top 7 benefícios que o ERP traz para sua loja de materiais de construção
1- Assertividade nas negociações com seus fornecedores
Todo bom lojista sabe que, o segredo de lucrar, na maioria das vezes não está na hora da venda, mas muito mais na hora da compra.
Como é o seu relacionamento com seus fornecedores? Em uma análise rápida do seu negócio, você sabe dizer a margem de lucro que seus produtos têm de modo geral na relação entre o valor que você compra da indústria e vende para o consumidor final? E se sim, você sabe dizer qual(is) fornecedor(es) são mais lucrativos para seu negócio “no final das contas”? Se você tivesse dois ou mais fornecedores de um mesmo produto, sabe dizer quais produtos possuem uma jornada de compra/venda que te auxilie a tomar uma decisão mais assertiva na hora da compra?
Essas e outras perguntas um ERP de qualidade te responde através de relatórios diversos, que varrem o histórico de informações da sua empresa, cruzando dados e retornando dados valiosos sobre seu negócio que podem te auxiliar na tomada de decisões de compra muito mais assertivas.
A visibilidade sobre a sua cadeia é essencial. Ter noção e o acompanhamento do seu processo de venda é o meio pelo qual se pode entender as tomadas de decisão que impactam nos gastos excessivos da sua operação comercial. Cortando gastos desnecessários, nivelando custos e escolhendo mais criteriosamente fornecedores sua operação comercial se aperfeiçoa cada vez mais.
2- Melhoria no mix de produtos
Seu estoque conta uma história do seu processo de compra. E os produtos “empacados” costumam gritar. Isso mesmo. Os produtos que “não saem” trazem dados importantes não somente sobre seu processo de venda, mas muito mais sobre seu processo de compra. Será que você está sabendo ter o mix adequado de produtos para seu negócio? Produtos parados no estoque é dinheiro parado no estoque…
Além disso, considere ter sempre em sua loja os produtos com maior demanda e/ou valor agregado, pois isso reflete consideravelmente na redução dos seus gastos, garantindo o giro de mercadorias.
E é exatamente nesse ponto que os sistemas ERPs podem auxiliar sua empresa. Sistemas ERPs possibilitam a criação de relatórios ABC dos mais diversos fatores do seu negócio.
ABC? O que é isso? Não… Nós não estamos falando de ordenar seus produtos em ordem alfabética… Relatórios ABC aplicam a “Lei de Pareto”, a famosa regra 80/20. Essa lei diz basicamente que para muitos fenômenos, 80% das consequências advém de 20% das causas. Isso que parece talvez bastante filosófico e abstrato tem tudo a haver com seu negócio.
Com um relatório ABC de produtos por lucro, por exemplo, você poderá descobrir quais são os produtos que representam 80% dos seus lucros, estes serão os seus produtos “A”. Assim como poderá descobrir os produtos que representam os outros 15% dos seus lucros, estes serão os produtos “B”. E por fim, descobrir os seus produtos que representam os 5% restantes, estes serão os produtos “C”. E, a experiência comprova que os seus produtos “A” são um número pequeno. E se você entendeu onde quero chegar, você sabe que se nós investirmos nesses produtos “A”, seus lucros vão bombar!
Muito interessante, não é? Dados como estes e muitos outros podem ser obtidos com um ERP bem configurado, em uso constante e com equipes bem treinadas!
Muito mais inteligência na escolha do seu mix de produtos, não é mesmo?
3- Conhecimento dos seus clientes
Muitos lojistas acreditam que uma estratégia para conseguir a fidelização dos clientes são as famosas “queimas de estoque”. Apesar de serem ótimas estratégias para se livrar de estoques indesejados, ela não necessariamente é a forma ideal para fidelizar clientes. Pois, você realmente conhece seus clientes e seus motivos de compra?
Um lojista preparado para o mercado atual entende não somente como vender, mas por que vender. Cada compra por parte do consumidor possui uma motivação que se vincula ao perfil de cada cliente. Além disso, cada região possui demandas específicas. Um bairro novo e em crescimento terá demandas de materiais para obras completas, enquanto que regiões mais antigas, talvez precisem mais de reformas e reparos.
Dados como estes nos fazem perceber que para vender bem e de forma inteligente é necessário mais do que jogar os preços lá para baixo e movimentar seu caixa. Pois, seu aumento de faturamento pode estar vinculado a um aumento de custos que diante da primeira oscilação do mercado podem não conseguir ser mantidos, gerando um furo no orçamento inesperado.
Invista no conhecimento do perfil de compra dos seus clientes. Profissionais qualificados munidos de dados do seu histórico de compras do seu ERP são essenciais para a realização deste trabalho que pode turbinar sua empresa, trazendo estabilidade e segurança. Conhecimento é essencial, e sistemas ERPs possuem os dados e informações que você precisa.
4- Estoque em dia
Outro importante ponto que já citamos anteriormente trata-se do seu controle de estoque. Como já dizemos, estoque parado é dinheiro parado. E para isso, os sistemas ERPs possibilitam o cadastro da validade dos seus produtos. Estas e outras funcionalidades garantem a redução de gastos desnecessários, como perdas de estoque.
Apesar de o prazo médio de validade de produtos de materiais de construção ser mais extenso que o de alimentos, os mesmos princípios são válidos. E, com uma estratégia inteligente de promoção, alinhado às informações do seu sistema ERP podem auxiliar a escoar seu estoque de forma eficaz.
5- Experiência de compra transparente
Muitos lojistas das antigas acreditam que ocultar os preços é uma forma eficiente de levar o cliente até o vendedor. Muitos lojistas pensam que esta é uma estratégia forte, que lhes trará sucesso. No entanto, em meio a um mercado das experiências, isto pode trazer uma má impressão e frustração dos clientes, que sentirão menos cômodos em ter uma ideia do preço. Afinal, se você não mostra o preço, pode ser que seu concorrente o faça, trazendo uma melhor experiência de confiança e transparência.
Por isso, tome cuidado com os mistérios e segredinhos e aposte sempre em uma experiência de compra o mais simplificada e transparente possível para seu cliente. Acredite, pequenos detalhes fazem toda diferença na jornada de compra.
6- Comunicação eficiente
Quantos de nós não gastamos horas e horas de nosso dia nas redes sociais, não é mesmo? E nossos clientes também! Pense nisso. E saiba que seus concorrentes estão pensando nisso.
Vivemos uma verdadeira corrida e migração das empresas para o meio digital, e se sua empresa ainda não está na internet, ela pode passar como desconhecida para uma gama imensa de clientes que sempre “dão uma pesquisada no Google” antes de visitar a loja.
Invista na construção de Websites profissionais e redes sociais ativas e movimentadas. Você pode estar perdendo muitas oportunidades de negócio. As redes sociais servem principalmente para um pré-atendimento ao seu cliente, mas também para a fidelização deles.
Agências de Marketing digital alinhadas com dados da sua empresa em um ERP são uma dupla incrível que pode turbinar ainda mais seu negócio.
7- Automatização de processos
Por fim, mas não menos importante, um dos maiores benefícios que sistemas ERPs trazem, são a automatização de processos repetitivos e massivos. Lembre-se, tempo é dinheiro, e perder tempo é prejuízo. Por meio de rotinas e módulos de vendas, financeiro, estoque e entre outras funcionalidades, sistemas ERP tornam sua vida muito mais simples.
Ou seja:
Estamos em 2021 e avançando… Em meio a crises e pandemias vimos setores se aquecerem e outros se esfriarem. O setor de Construção civil está bastante aquecido. Isso torna a concorrência cada vez mais feroz.
Mas independente de qual crise ou aquecimento do setor, o novo perfil de clientes, moderno, digital e conectado veio para ficar, e seu negócio precisa estar preparado para isso!
E sistemas ERP são uma solução ideal para esse tipo de problema através de automatizações e informações preciosas para os gestores.
E aqui entra a Concretize Sistemas! A mais de 18 anos no mercado de software, presente em mais de 14 estados pelo Brasil, estamos aqui para auxiliar a sua distribuidora, varejo e pequena indústria a concretizar o sucesso!
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