Nos últimos anos, houve um grande aumento nas tecnologias de computação em nuvem. Uma dessas tecnologias que teve um impacto imenso no mundo da computação é a força de vendas. E embora muitos pensem que esse termo diz respeito a uma equipe de vendedores que batem metas e são extremamente competitivos, este é um conceito muito maior.

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Quando uma empresa tem força de vendas, significa que ela possui boas estratégias de vendas e que suas negociações são feitas de forma inteligente. Significa também que esta empresa tem vendedores que conhecem com exatidão aquilo que vendem e fazem isso com paixão.

Força de vendas ou automação da força de vendas, na prática, é um sistema que tem recursos para aumentar a produtividade do vendedor na rua e também a organização das indústrias e distribuidoras que recebem essas vendas.

Benefícios do Força de vendas

Os benefícios ao adotar um sistema de força de vendas para sua empresa são inúmeros, e nós da Concretize Sistemas possuímos o Cefas Força de vendas, que é uma ferramenta poderosa que auxilia e turbina suas vendas externas da melhor forma possível, te possibilitando a:

1 – Realizar o processo de montagem de carga e emissão de notas fiscais para circulação de mercadoria;

2 – Localizar por meio de um sistema de geolocalização o seu vendedor em tempo real;

3 – Realizar o atendimento ao cliente e venda através do processo de pré-venda ou Manifesto, pronta entrega;

4 – Emitir, no ato da venda e em tempo real, o boleto, o pedido, NF-e e a NFC-e;

5 – Na conclusão da rota, tenha um acerto financeiro e fiscal muito mais ágil e prático;

6 – Disponha de um leque de relatórios gerenciais e operacionais para os vendedores e para a diretoria

7 – E o melhor, tudo isso pelo seu tablet ou smartphone.

O CEFAS – Força de Vendas é a solução ideal para você atacadista, distribuidor e empresas com vendedores externos!

Entretanto, para que o gestor construa uma força de vendas capaz de alcançar suas metas, torna-se necessário um equilíbrio entre os objetivos da empresa e as necessidades do cliente. A força de vendas deve ser capaz de gerenciar tanto um foco no cliente quanto no propósito empresarial. Desta forma, a empresa obtém uma maior lucratividade e um consumidor satisfeito com as soluções propostas.

É importante frisar também que para garantir o funcionamento do sistema e o retorno financeiro e moral para a empresa, a equipe de força de vendas deve visitar seus clientes para acompanhar em “em primeira mão” as verdadeiras necessidades e as soluções que ele não mencionou que precisava.

Esses pontos podem ser constatados com mais ênfase e facilidade em uma visita comercial (mesmo que ela seja feita por vídeo chamada, como é o caso de empresas de outros estados e, até, países). Se possível, o ideal é que o time de força de vendas alinhe as vendas realizadas “em campo” e as vendas consultivas com uma gestão web. Investir nesse tipo de tecnologia faz com que a equipe de vendas consiga gerar mais autonomia para si. E isso é excelente, porque facilita o acesso aos dados registrados, histórico das negociações, além da possibilidade de fazer check-in no endereço do cliente para comprovar a visita e tantas outras coisas.

Dicas para a gestão da equipe comercial:

O sistema de força de vendas inova na tecnologia e ferramentas constantemente, estando sempre atualizado com as novas tendências do mercado. Contudo, para o pleno funcionamento do time da força de vendas e o seu êxito, é necessário que ocorra um acompanhamento e atualizações diárias dos processos e metodologias utilizadas. Os objetivos e metas estabelecidas não são permanentes. Desta forma, ao revisar com frequência os métodos, pode-se corrigir e otimizar gargalos operacionais. Além disso, é importante criar uma rotina de feedback, para sempre buscar o aprimoramento e evolução. Cabe ressaltar, que o feedback deve ser um fator motivacional e incentivador para equipe prosseguir em busca dos melhores resultados sempre.
Para finalizar, acompanhe algumas dicas para uma gestão de força de vendas eficiente:

1 – Busque influenciadores internos

Como garantir que o que a empresa tem como norte seja posto em prática no dia a dia?

Uma boa forma de fazer isso é buscar por influenciadores internos em cada time. Isso irá garantir que as ações ocorram dentro do que a companhia tem por convicção. O influenciador por sua vez é aquele que se destaca positivamente na equipe, tendo proatividade e otimismo no campo. O mesmo deve ser instruído previamente para acelerar o conhecimento e as boas práticas e assim garantir o sucesso da jornada.

2 – Engaje os times e as pessoas em prol da empresa

A força de vendas precisa de pessoas engajadas para ter sucesso. Como conseguir entregar soluções melhores, garantir que o consumidor não só fique na empresa como crie um relacionamento forte com a marca se quem faz acontecer no dia a dia está desmotivado? Colocar as pessoas à frente dos processos é importante e gere engajamento. E pessoas engajadas estão sempre prontas para fazer mais e melhor. Elas vestem a camisa e isso faz bem à empresa. Mas, para isso acontecer, é preciso ter uma contrapartida com benefícios, bonificações, promoções. Cabe aos gestores combinarem com seus times o que faz sentido para ambos.

3 – Invista em tecnologia

É estratégico – para não dizer vital – ter a tecnologia como aliada. Seja na hora de gerar leads, seja na hora de vender, as empresas não podem mais manter hábitos do passado para lidar com consumidores cada vez mais conectados. Dentro dessa realidade, a gestão do funil de vendas torna-se muito mais eficiente com um Gestão Online que permita o controle de todos os processos.

Dicas finais:

E sem nos aprofundarmos tanto, podemos citar também fatores como:

  • Investir em conteúdo de qualidade para criar uma imagem de referência ao mercado;
  • Focar o conteúdo e as estratégias para dispositivos móveis;
  • Contratar colaboradores que se encaixem no perfil da empresa;
  • Padronizar o discurso (mas sem engessá-lo)